domingo, 9 de janeiro de 2011

EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO COM O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA


Segundo, BERSCH:

"Tecnologia Assistiva (TA) é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão". MEC/SEESP, 2007

O mundo atual não consegue se sobreviver mais sem as novas tecnologias.
Mas, você se lembra como era nos anos 60, 70, 80... 
Que tal, relembra um pouco:




É, mas nos dias atuais estamos rodeados de novas tecnologias e o professor deve se capacitar para incorporá-las em sua prática pedagógica, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem, o interesse e se inserindo na realidade dos alunos, que já nasceram em meio à essa nova sociedade tecnológica.

Abaixo segue algumas atividades desenvolvidas utilizando algumas tecnologias:

Aula: 

Conto e reconto da história infantil: "Emília, a boneca que virou gente". de Monteiro Lobato.

Objetivos:

 * Estimular o interesse dos alunos pela leitura e escrita;
* Automatizar a leitura e escrita;
 * Produzir pequenos textos.

Atividades:

*Conto e reconto, utilizando o “Power Point”, da história: “Emília: a boneca que virou gente”, de Monteiro Lobato .

*Reconto oral da história, observando a sequência da história.
* Produção de texto escrita.  
* Ilustração da história;
*Correção do texto;
* Digitar a história no “Word” e ilustrar, buscando figuras na internet.
* Formatar, nomear o documento e corrigir o texto.

Resultados esperados:

*Recontar a história;

*Produzir textos, observando a sequência de fatos;
* Observar, descobrir  e corrigir erros ortográficos;
*Utilizar as tecnologias na produção de textos.

Desenvolvimento:

Conto da História: 
"Emília, a boneca que virou gente"

Recurso: Notebook/Power Point

Slides:




Os alunos ouvirão a história, leram , recontaram , interpretaram e reescreveram:

E, por último, digitaram o texto no computador e formataram.
Para ilustrar, utilizaram imagens da internet.


Produção de texto:

Emília
Aluno-----------------------

            Emília é uma boneca de pano.
            A tia Nastácia fez a Emília com retalhos de pano agulha e linha.
            A  narizinho é a dona da Emília.
            A Emília casou com o Marques de Rabicó, porque ela     queria virar marquesa.
            A Emília tem uma caixa secreta onde guarda tudo.
            A Emília é mandona, porque ela manda o Visconde de Sabugosa carregar a caixa.
            A Emília adora de sorvete de morango.
            A Emília tem dois besouros mensageiros que contam tudo que acontece no sítio.





Resultados alcançados com a aula e utilização das tecnologias assistivas:



O desenvolvimento desse plano despertou o interesse dos alunos e a motivação pela escrita.

Os resultados tanto individuais, quanto coletivos foram muito positivos.
Ao produzir o texto os alunos necessitaram do meu auxílio para fazer as correções ortográficas. Porém, ao transcrever o texto, utilizando o word, eles próprios percebiam os erros, tentavam corrigir e sempre pediam o auxílio, quando não conseguiam descobrir os erros sozinhos.
Os alunos obedeceram a sequência de fatos para estruturar o texto, para cada slide criaram um parágrafo.
E assim, os alunos construiram textos com início, meio e fim.


O uso das tecnologias na sala de aula enriquece a prática pedagógica e estimula o interesse dos alunos.
Com muita criatividade o professor prepara excelentes aulas e com resultados surpreendentes.


Não basta somente incorporar as tecnologias na prática pedagógica é preciso um repensar sobre a metodologia,  capacitação, pesquisa e muita criatividade do professor para elaborar aulas interessantes... e que despertem o interesse da turma.

Assista o vídeo e reflita:



Um comentário:

  1. Olá! Tudo bem? Agradeço a sua visita ao meu blog. Sobre a autorização, está liberada para você, fique à vontade. Seu blog tem conteúdo e objetivo educacional. Parabéns! Traga meu award! beijos

    ResponderExcluir