sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A escola é...


Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o significado de escola é:
escola (ó)
s. f.
1. Estabelecimento de ensino.
2. Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos.
3. Os professores.
4. Os discípulos.
5. Doutrina, sistema.
6. Seita.
7. Aprendizagem, ensino, tirocínio.
8. Método e estilo de um autor, de um artista.
9. Processos seguidos pelos grandes mestres.
fazer escoladefinir princípios que outros depois seguem.

Porém, na minha concepção o significado de escola é muito mais amplo:
Escola é o lugar de aprender, enquanto se ensina
De sonhar. sonhos possíveis e impossíveis para alguns
De dialogar, debater, criar novas hipóteses...
De fazer amigos
De se emocionar
De crescer, de se melhorar enquanto pessoa, profissional,...
De se vislumbrar além dos muros
De crer no descrente
De lutar por justiça, igualdade, solidariedade, generosidade
De acreditar em novas utopias
De ir além do que se é
De se criar novas perspectivas
De se ensinar a quem não sonha, a sonhar,...
É o lugar onde escolhi para exercer minha profissão por isso, eu me "amarro" nela.
Eu e muitos outros... 
Veja:




Nenhum comentário:

Postar um comentário