segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estreitando laços entre os alunos e os espaços de leitura


Helena Aparecida Dadá de Almeida Souza
Escola Estadual Brasil
Escola Municipal Uberaba
                                                         
                    Sou professora de uso da biblioteca na Escola Estadual Brasil no turno matutino e desenvolvi esse projeto com 15 turmas, do 1º ao 5º ano, no 2º semestre do ano de 2012.
        O objetivo dessa proposta é mais do que criar um hábito de leitura: é criar o desejo da leitura por prazer, ampliando o espaço de leitura dos alunos, não se restringindo somente à escola.
         A leitura deve ser vista pelos alunos não como uma obrigação, mas sim como uma grande descoberta de prazer /entretenimento e que pode se dar em diferentes espaços. Essa tarefa não é fácil! O trabalho de formar leitores precisa ser uma ação conjunta entre os professores e família, se possível com a participação de toda a comunidade.
Nesse sentido, foi proposto esse projeto em parceria entre a Escola Estadual Brasil e Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” para cadastrar os alunos do turno matutino como usuários daquele espaço, possibilitando o acesso a um número maior de autores e obras para leitura e pesquisa.
             Inicialmente procuramos a coordenação da biblioteca para propor à parceria de visitas e cadastro dos nossos alunos como usuários da mesma.
Estabelecida à parceria enviamos bilhetes às famílias para autorizar a saída dos alunos e providenciar o envio de fotos ¾ para confecção da carteirinha de sócio-usuário.
Elaboramos o cronograma de visitas à biblioteca enfatizando a área de interesse a ser explorada com cada turma: 1º ano (contos de fada), 2º ano (Vinícius de Moraes), 3º ano (Cecília Meireles), 4º ano (Sylvia Orthof) e 5º ano (Pedro Bandeira). As visitas foram programadas para as terças-feiras, com duração de 2 horas e atendendo 2 turmas.
            No dia da visita os alunos conheciam a história da biblioteca, depois eram conduzidos à sala de multimeios para apresentação da biografia e uma história do autor conforme o cronograma, bibliotur (excursão pelo interior e exterior da biblioteca) onde era apresentada aos alunos todos os setores da mesma. Por fim, utilizavam o espaço de leitura para conhecer e realizar a leitura de diferentes gêneros textuais.
            Com a realização desse projeto os alunos conheceram novos autores, diferentes formas de contar e ouvir histórias, ouviram música, conheceram o interior e exterior da biblioteca, tiveram momentos de leitura emocionantes e receberam a carteirinha de novos sócios/usuários daquele espaço.
            A parceria realizada foi um sucesso e vale ressaltar o brilhante trabalho coletivo entre a secretaria da escola na organização do cadastro dos alunos, da direção e supervisão pedagógica que deram o apoio necessário para o desenvolvimento do projeto, o apoio das professoras regentes na disponibilidade para acompanhar os alunos no dia da excursão e dos funcionários da biblioteca que demonstraram muito interesse e criatividade.
            No total realizamos o cadastro 75% dos alunos do turno matutino.
Ao longo do projeto percebemos que os alunos melhoraram a atenção, a concentração e o gosto pela leitura. A maioria já está utilizando a biblioteca pública como espaço de leitura, pesquisa e para empréstimo de livros.
        As famílias se demonstraram felizes com a execução desse projeto e aos alunos fica a alegria de possibilitá-los a oportunidade de utilização desse rico espaço de leitura. Apostando e acreditando na iniciativa desse projeto como uma possibilidade de fazer do Brasil um país de leitores. Para muitos, isso é um sonho, sim. Mas, para nós professores é um sonho possível de se realizar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário