Projeto: Desenvolvendo a percepção e memória
auditiva em crianças com Síndrome de Down como pré-requisito para a alfabetização
Helena A. D. Almeida Souza
"Billie-Jo
Billie Jo fotografada pelo orgulhoso papai. Ela estuda em uma escola normal, dorme na casa dos amiguinhos e é muito feliz e afetiva.
Não tem nada do esteriótipo de que os portadores de Down "só ficam em casa, gordos e com as línguas de fora", conta Richard Bailey.
Foto: Richard Bailey"
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1030_down/page5.shtml
Não tem nada do esteriótipo de que os portadores de Down "só ficam em casa, gordos e com as línguas de fora", conta Richard Bailey.
Foto: Richard Bailey"
http://www.bbc.co.uk/portuguese/especial/1030_down/page5.shtml
Introdução
Essa
proposta de ensino se refere à alfabetização de crianças com Síndrome de Down.
A
Síndrome de Down, anteriormente chamada
de mongolismo é uma malformação
congênita causada por uma alteração do cromossomo 21, que é acompanhada de deficiência
mental moderada ou grave. A incidência global da síndrome varia de acordo com a
idade da mãe, mostrando-se mais freqüente à medida em que esta aumenta. É
possível utilizar a amniocentese e a biópsia de vilosidades coriônicas para
detectar a anormalidade cromossômica durante o período pré-natal. A anomalia
cromossômica que causa a maioria dos casos de síndrome de Down é a trissomia do
21, presença de três cópias deste cromossomo.
Por
muitos anos a criança com Síndrome de Down era considerada como retardada,
incapaz e muitas vezes era confundida com deficientes mentais. Porém, com o
avanço dos estudos e transformação principalmente da mentalidade humana essa
visão vem se transformando e novas possibilidades estão surgindo para a
escolarização e alfabetização de crianças especiais. Nesse sentido políticas
públicas educacionais foram criadas para assegurar às crianças especiais o seu
direito à educação.
Segundo
a Constituição Federal/88, a educação é um dever do Estado e um direito de
todos, sendo promulgada em 1988 com o seguinte objetivo::
“...instituir
um Estado democrático , destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais
e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento. A
igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista
e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna
e internacional com a solução pacífica das controvérsias...” (CF/88, pág.11)
Nessa
perspectiva todas as pessoas têm o direito a educação assegurado por lei. Sem
distinção. E, quando a criança apresenta limitações que dificultam o seu
processo de aprendizagem é necessário criar propostas de ensino que respeitem o
seu ritmo de aprendizagem e principalmente, adaptações curriculares que
favoreçam a sua aprendizagem e despertem seus interesses.
Dessa forma
pretendemos por meio dessa proposta criar possibilidades para a alfabetização
dos alunos com Síndrome de Down. Sendo que, aprender, compreender e lidar com a
língua escrita é um processo interno que depende de informações e que é
construído pelo alfabetizando num espaço de tempo diferente para cada pessoa
que se alfabetiza.
Então,
concluímos que por meio desse projeto pedagógico facilitaremos o processo de
ensino-aprendizagem das crianças com Síndrome de Down, que freqüentam a Escola
de Ensino Especial, viabilizaremos o processo de leitura e escrita e asseguraremos
os seus direitos a uma educação de qualidade.
Objetivo geral:
v
Proporcionar as crianças com Síndrome de Down a
formação necessária para o desenvolvimento de suas habilidades em relação à
escrita e leitura.
Objetivos específicos:
v
Estimular alinguagem oral;
v
Estruturar seu auto-conhecimento;
v
Desenvolver seu campo perceptivo;
v
Desenvolver a compreensão da realidade;
v
Progredir satisfatoriamente em desenvolvimento
físico;
v
Adiquirir hábitos de bom relacionamento;
v
Desenvolver atividades em grupo;
v
Estimular a independência e organização;
v
Desenvolver a lateralidade;
v
Ampliar e enriquecer o vocabulário
v
Adquirir conceitos de forma, quantidade,
tamanho, espaço, tempo e ordem;
v
Estimular a coordenação motora fina;
v
Identificar as letras do alfabeto;
v
Ler, escrever e automatizar as vogais orais,
nasais e encontros vocálicos;
v
Automatizar a leitura e escrita de palavras com
sílabas formadas de consoantes mais vogais;
v
Ler e escrever textos escritos em frases
diretas;
v
Desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos
práticos que favoreçam seu comportamento no lar, na escola e na comunidade.
Metodologia:
- Contar histórias diversificadas;
- Promover “hora das novidades” para que o aluno possa expressar notícias atuais ou fatos relacionados a sua vida em família, escola e comunidade;
- Ouvir poemas, parlendas, músicas, adivinhações, trava-línguas,...;
- Transmitir frases ritmadas;
- Ler poemas para identificar rimas;
- Distribuir livros e revistas para folhear, observar gravuras, ler e interpretar;
- Recortes em jornais e revistas para exposição de murais sobre anúncios, propagandas, etc.
- Jogos utilizando as vogais maiúsculas e as vogais minúsculas;
- Trabalhar com alinhavos;
- Colagem sobre o nome;
- Ficha do nome;
- Pintura a dedo;
- Recorte e colagem de diferentes tipos de letras: cursiva/ imprensa, maiúscula/minúscula;
- Trabalhar com crachás para identificar vogais . letra inicial, final, encontros vocálicos, consoantes, letras e sílabas;
- Confeccionar caderno de rótulos;
- Fazer o treino da escrita transferindo da letra de imprensa para a cursiva;
- Apresentar atividades com ilustrações relativas as vogais e encontros vocálicos para completar;
- Confeccionar o caderno de linguagem por categorias com gravuras e nomes;
- Confeccionar o jogo do bingo (nome dos alunos, alfabeto, vogais, sílabas, palavras,...)
- Fixar cartazes com o alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Desenhos relacionados com as letras estudadas;
- Formar palavras utilizando sílabas em cartelas;
- Desenvolver atividades com o alfabeto móvel;
- Criar quebra-cabeça de palavras (ex: pa – to);
- Confeccionar dominó: Gravura/palavra, palavra/palavra, sílabas,...
- Confeccionar dados com sílabas;
- Trabalhar com músicas que envolvam as letras do alfabeto, principalmente para introduzir famílias silábicas;
- Trabalhar com atividades gráficas e escritas;
- Obs.: Será enfatizado o trabalho com materiais concretos, que ao longo do desenvolvimento do projeto poderão ser confeccionados mediante a necessidade.
Este projeto
será direcionado as crianças com síndrome de down. Porém, é flexível
por entender que os alunos com síndrome de down não possuem o mesmo ritmo de
aprendizagem, devendo ser respeitados as etapas do seu desenvolvimento. Pois,
cada criança requer uma forma de intervenção específica, a qual se adeque.
Recursos:
Avaliação:
Referências bibliográficas:
Constituição
Federal 19988.22ª ed.Brasília: Câmara dos deputados, Coordenação de
publicações, 2004
Mantoan,
M. T. E. Inclusão escolar. O que é? Por
que? Como Fazer? 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2003.
Gostei do seu projeto. Ele é bem interessante e fácil de ser aplicado. Parabéns.
ResponderExcluirFrancisca
Ótimo projeto. Bem prático com uma facilidade para ser aplicado .
ResponderExcluirProjeto bem acessível.
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirÓtimo, amei...
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluirQueria ver outros projetos para trabalhar com crianças deficientes
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